Biticoin não Derrubará o Estado

Muitos ancaps estão abraçando a ideia de que a virtualização do dinheiro promovida pelas criptomoedas fará o estado morrer de fome por não mais conseguir cobrar impostos. A crença nessa inevitabilidade da terra prometida é reconfortante, mas tomar a pílula azul não fará a Matrix desaparecer.

A virtualização do dinheiro é um fato e certamente superará a moeda fiduciária. O estado não mais conseguirá se financiar por inflação, tampouco por rolagem infinita de dívida. O leviatã perderá o poder de rastrear nossas transações financeiras. Em síntese, negócios virtuais terão o poder de burlar completamente as garras dos governos monopolísticos quando a massa adotar a internet do dinheiro. E então o monopólio da jurisdição deixará de existir, como na época em que a internet não existia. Não, pera!

Antes da era digital o estado também não tinha como registrar transações automaticamente. Não se podia comprovar o volume financeiro comercializado pelas empresas, como mesmo hoje vendas pagas em espécie sonegam massivamente. Os burocratas sempre cobraram impostos sem ter essas informações, como cobrança por porte, número de funcionários, instalações etc. Basta que um publicano compareça a um estabelecimento comercial e obrigue a gerência a transferir X bitcoins para a carteira da máfia, caso não esteja com o pagamento em dia. E, se resistir, já sabe o que acontece, né?

Com o advento das criptomoedas, a cobrança de impostos sobre transações não será mais possível. Isto implica simplesmente que a carga tributária recairá integralmente sobre bens físicos, como imóveis, veículos, transporte de cargas e instalações comerciais etc. Não é só por que estaremos livres no ambiente virtual que poderemos fugir do estado na vida material. Para a tristeza geral da humanidade, nesta vida terrena ainda seremos tributados e regulados.

A internet do dinheiro certamente é um grande avanço para a sociedade, pois impede que o estado use as artimanhas inflação e endividamento massivo, diminuindo o gasto da máquina estatal muito significativamente. Representa uma volta contemporânea ao padrão ouro, mas está longe de acabar com o monopólio do crime.

Siga-me no Twitter: @omunicipalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Municipalismo: A Melhor Forma de Combater o Estado

O Modelo Municipalista

O Municipalismo