Erro Fatal do Ancap.su

O canal de Youtube Ancap.su defende a tese de que o barateamento de transações comerciais promovida pela evolução tecnológica (internet) tornará organizações hierárquicas economicamente ineficientes, levando-as à extinção, e, como o estado é uma delas, seguirá o mesmo caminho. Embora a teoria econômica desta tese esteja correta, não culminará na dissolução estatal, porque peca em uma de suas premissas, a de que o monopólio da jurisdição era economicamente útil antes do mundo digital.

O erro do fatalismo da informação consiste em assumir que o estado era economicamente viável antes da internet (neste vídeo, de 9:42 aos 10:12), por conta de serviços de informação que, supostamente, somente a iniciativa estatal podia prestar, como cartório, justiça (processos criminais) e selos de qualidade (alvarás). Porém, a tese econômica desse fatalismo não abarca a suposição de que a prestação privada de tais serviços era economicamente inviável. E como sabemos que o livre mercado costuma ser mais eficiente, podemos considerar o contrário como verdadeiro. Logo, se o estado sempre existiu mesmo não sendo economicamente necessário, por que precisaria ser na era digital para continuar existindo?

Mesmo que se alegue que o estado na verdade era artificialmente útil por impedir que a iniciativa privada provesse esses serviços de informação, então a questão não é a utilidade estatal, mas sua capacidade de coação, capacidade esta que pode ser usada para cobrar impostos usando moedas privadas, mesmo sem poder rastrear transações.

Siga-me no Twitter: @omunicipalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Municipalismo: A Melhor Forma de Combater o Estado

O Modelo Municipalista

O Municipalismo